Nike Epic React – minhas impressões

Antes de mais nada, queria deixar claro que a escolha do tênis é algo muito pessoal. Volte e meia vejo pessoas questionando em grupos de facebook se um tênis é melhor que outro e até algumas “brigas” como se fossem torcedores rivais, dizendo que tal marca é a melhor de todas e que os outros tênis são “lixo” ou culpados por lesões.

Não acredito nisso.

Acredito, por experiência própria, depois de pesquisar um pouco e até de conversar com gente da área, que existe, sim, o tênis que é melhor pra cada um. Sem uma regra geral. Cada pé é diferente do outro, cada pisada, estrutura corporal etc.

Quem me acompanha sabe que seguindo as “dicas”, no início insisti na Asics, depois me descobri na Adidas, virei referência entre amigos pra dar dicas sobre a linha Boost (E tive muitos mesmo) mas agora, pelo segundo ano consecutivo, estou experimentando outras marcas. Em agosto do ano passado, comprei o Kinvara 8, da Saucony, e agora acabo de adquirir o Nike React.

Só me convenci a comprar um tênis de outra marca por que a Adidas fez o favor de parar de comercializar meu modelo favorito no Brasil. Desde o fim de 2016, não acho mais o Adizero Tempo feminino para vender. Comprei o último já em promoção, “modelo antigo” e depois não achei mais. Só masculino, em tamanhos grandes. Assim, vi-me obrigada a buscar novas alternativas.

A Saucony não teve sorte… Não me conquistou mas a culpa não foi dela. Quando comprei o Kinvara, por problemas de saúde eu já estava com os pés e tornozelos inchados e não tinha percebido, então, embora tenha gostado do tênis, não me apaixonei, senti algumas dores e reservei-o para os treinos de pista, por seu drop mais baixo e menor amortecimento.

Agora, recentemente, estava andando pelo shopping quando passei na frente de uma loja Nike e vi o Nike Epic React Flyknit na vitrine. Na hora, comentei da propaganda e que, pela descrição, lembrava-me muito dos boost. Então, por curiosidade, entrei na loja pra experimentar.

epic

O excelente atendimento “dos Thiagos” da Nike do Bourbon Shopping era o que faltava para me convencer a comprar. Explicaram sem pressa sobre o tênis, confirmaram minhas impressões e falaram das comparações com a linha Boost da Adidas…Tiveram uma super paciência em me atender…

A marca promete leveza e amortecimento macio e responsivo. Pra saber mais sobre as inovações que a Nike trouxe pro tênis, vale a pena ler aqui.

Agora, depois de um mês de testes próprios, posso dizer que o Nike Epic React Flyknit  está aprovado. Nesse meio tempo, já corri duas provas (uma de 8 e outra de 10K) e já fiz um longo de 14 e outro de 16K.

Em todas estas oportunidades, o tênis não me incomodou, não machucou e, o que realmente importa pra eu aprovar um tênis de corrida, não me fez lembrar dele em nenhum momento enquanto estou correndo.

Pra mim, tênis bom é aquele que “faz parte de você” então você não precisa ficar lembrando dele o tempo todo. Ele “funciona” como tem que funcionar, ele “responde” o que tem que responder e você corre “no automático”, sem ter que pensar no equipamento, sem se incomodar com ele, sem ouvir barulho, sem sentir dor…

E o Nike React atingiu com louvor as minhas expectativas de me esquecer dele durante a corrida!

Ele é um tênis pra pisada neutra (embora eu tenha minhas dúvidas se essa informação é realmente importante), tem o drop de 10mm, semelhante ao Adizero Tempo Boost da Adidas, que eu usava antes e o peso, no tamanho 38 é de 187g. Sei que algumas pessoas reclamaram da forma pequena, mas pra mim ele foi perfeito. Uso 37, comprei 37 e não me incomoda em nada.

índiceA única dó é que ele é lindo… Atualmente, existem oito opções de corres. Mesmo sabendo do risco iminente, fiquei com o rosa, que é um tom lindo, bem claro. E claro, na primeira prova, a ponta já ficou preta. Cheguei em casa e já no primeiro uso (sim, eu sei que isso não se faz, mas a estreia foi em prova)  já fui lavá-lo com todo o cuidado.

Muito legal também é a campanha da Nike, pra quem mora aqui em Sampa, é que com o tênis vem um mapa da cidade com rotas de corridas e pontos em que, se você for com o tênis no pé, você tem alguns benefícios (entre eles, comida, sorvete… KKKK #agentepira!) A gente corre, descobre a cidade e ainda tem mimos! Achei muito bacana mesmo!

Deixe um comentário