Eu não tenho CREF

Quem visita minha página no Instagram vai logo ler que sou “Procuradora, Corredora, Blogueira. Não necessariamente nesta ordem.” Na Vivo Esportes, igualmente, minha definição diz apenas “Procuradora Municipal”. Por aqui não diz, nem em lugar nenhum, Educadora Física, Coach, Nutricionista, Médica ou qualquer outra profissão.

Por isso, caro leitores, vocês jamais lerão em meus posts a prescrição de qualquer treino ou dieta. É por isso, também, que sempre que eu comentar sobre os meus treinos ou sobre as recomendações dos meus médicos, vou destacar que o importante é sempre ter o acompanhamento profissional. E essa será a dica principal quando me consultarem sobre como começar a correr.

Eu, no máximo, poderia dar consultas jurídicas, e nem isso farei via internet, de forma generalizada.

Não interessa quantos milhares (ou milhões) de seguidores na rede tenha um(a) blogueiro(a). Não interessa há quanto tempo ele ou ela treine. Nada, mas nada lhe dará o direito e o conhecimento de um profissional devidamente formado e habilitado (ou seja, que tenha o CREF – o registro perante o Conselho Regional de Educação Física, se treinador, ou CRM – no Conselho Regional de Medicina, se médico e assim por diante).

Ah, mas então eu não devo seguir Fulana ou Beltrano? Não, claro que não é isso que eu estou falando! As ditas “Divas Fitness” do Instagram em geral cumprem seu papel de difundir um estilo de vida mais saudável. Siga, curta, descubra novas modalidades esportivas… mas, para praticá-las, por favor, busque um profissional que lhe orientará, tirará suas dúvidas, às vezes até vai concordar com o treino que se comentou no blog, outras vezes, vai lhe dizer que não serve para você.

Sejamos conscientes. Exercício Ilegal da profissão é crime. E não queremos que o nosso corpo seja a maior vítima.

(texto originalmente publicado no site da Vivo Esportes)

Deixe um comentário

