Quase como se fosse a primeira…

Como estou vindo de lesão, todo mundo sabe, estava tentando pegar leve e não iria me inscrever para muitas provas este semestre… Ocorre que outro dia vi um post num Facebook de um sorteio para uma prova… Inscrevi-me para o sorteio e…pronto! Neste último sábado, corri  2a Etapa do Circuito de Corridas Óticas Winnikes – Etapa CVV, no Parque Tingui.

A boa impressão já começou na retirada de kit nas Óticas Winnikes. Povo animado, educado, cafézinho… se me deixassem (os compromissos de trabalho, claro!), acho que ficava o dia todo batendo papo. Kit lindo, me mostraram a foto da medalha, os óculos da premiação dos primeiros lugares gerais…

kit

No sábado, dia da prova, já acordei ansiosa… fui ao Barigui acompanhar o treino do meu marido, mas não corri, poupando-me para a noite. Fui ao salão à tarde e… adivinhe o assunto? Vou correr à noite… “Não vou fazer escova por que vou sair daqui e prender o cabelo pra correr”… Tudo era motivo pra falar da prova…

Fui pra casa, descansei um pouco e me arrumei… Conferi a bolsa três vezes… faixa pro cabelo, viseira, carteira, blusa pra por no pós prova… Pronto! #PartiuTingui… Bora atravessar a cidade inteira pra chegar… Quando estava quase ao lado do parque, me “cai a ficha” e falo pro meu marido que estava indo comigo, apenas para acompanhar e ser meu “personal staff”: – “Amor, você vai me matar… Esqueci o chip e o número de peito!”

Sério… eu, corredora há quase 3 anos, super ansiosa, acostumada a, antigamente, fazer provas semanalmente… consegui esquecer o chip em casa!!! Ah! Primeira coisa que veio na cabeça foi que a prova estava perdida… Imagina o humor do meu marido? Fez a volta e nos colocamos a atravessar a cidade de novo. Espero que não chegue nenhuma multa em casa!

Em casa, peguei o envelope, corri de novo pro carro e já comecei a me ajeitar pra largada pelo caminho, colocando o chip no tênis, prendendo o número de peito… E fomos indo pro parque seguindo as orientações do aplicativo Waze que costuma indicar os caminhos com menos trânsito… Só que nos levou para o outro lado do parque!!! Mais correria para conseguir chegar ao lugar da largada…

Bom, cheguei faltando cerca de 5 minutos. Fui direto ao funil e meu marido foi estacionar… A prova atrasou cerca de 5 minutinhos ainda, até a Guarda Municipal confirmar o bloqueio das ruas próximas. Nada demais e tempo para eu baixar a adrenalina da confusão e fazer um pequeno alongamento/aquecimento ali mesmo, no funil.

Dada a largada, até comecei um pouco forte, no impulso e acompanhando os demais, mas percebi e resolvi segurar.

O marido, além de motorista, vira fotógrafo

O marido, além de motorista, vira fotógrafo

largada1

Como a prova era de duas voltas em um percurso de pouco mais de 5.200m, resolvi que a primeira seria de reconhecimento e na segunda, se possível, tentaria pegar mais pesado. Mantive então um pace entre 5’40” e 6′, olhando no relógio em toda a primeira volta pra não baixar demais, mesmo nas descidas. Fui sendo meu próprio “coach”, falando pra mim mesma segurar, fazer a minha prova, esquecer os outros, aproveitar as descidas para respirar… Virei a primeira volta na casa dos 29min e vi que terminaria a prova dentro do pretendido se conseguisse manter o mesmo ritmo, então foi o que fiz. Também não forcei na segunda volta.

O percurso inteiro estava muito bem iluminado (um único trecho mais escuro, com um pouco de lama, mas acho que não dava nem 50m), as ruas bem sinalizadas e os pouquissimos cruzamentos a serem atravessados tinham a guarda municipal controlando o tráfego, com agentes atentos e bem educados. Os pontos de hidratação também bem distribuídos, tapete de verificação no meio do trajeto, muitos staffs no percurso, tudo certinho, como a gente espera de uma prova!

Nota 10 a organização, de verdade! Como não haviam tantos corredores assim (alguém sabe o número exato?) o funil de chegada fluiu tranquilo, com staffs educados, que destacavam a parte destinada à medalha e o isotônico, que pude até escolher o sabor! Nada, mas nada mesmo a reclamar!

pódio

Como eu tenho o costume de dar pequenos goles d’água, apenas, durante a prova, e usar a água pra jogar na nuca, cheguei completamente encharcada e a noite estava um pouco fria, então, mesmo trocando de blusa na chegada, ainda assim estava com muito frio e acabei não ficando até o fim da premiação, não encontrando com amigos que estavam também na prova, mas saí de lá com uma excelente impressão do Circuito e da Brasil Runner’s, organizadora do evento. Nenhuma parceria, nada. Ganhei uma inscrição por sorteio aberto a todos no Facebook, mas realmente me surpreendeu a prova, a preocupação com a segurança, geradores enormes para garantir a iluminação dentro do parque, a premiação nas categorias…

Tudo muito bom mesmo!

Mais uma do marido staff, motorista e fotógrafo. Deu tudo certo graças a ele!!

Mais uma do marido staff, motorista e fotógrafo. Deu tudo certo graças a ele!!

Fiquei em 25˚ lugar geral, entre 40 inscritas, e 5˚lugar na categoria… Mais um pouco, até subia ao pódio, que era até o 4˚ lugar! Mas as meninas que ficaram na minha frente mereceram o pódio! O primeiro lugar na minha categoria terminou a prova na casa dos 44min… merecido o prêmio (um tênis Skechers Go Run!), não? Eu fico satisfeita com minha medalha, meu prêmio por ter voltado a correr sem dor!

EM TEMPO: Após a publicação do post, a organização entrou em contato comigo me avisando que eu estava enganada… o pódio era até o 5o. lugar de cada categoria. Eu fui chamada e não estava lá… Mais um erro de principiante!!! Mas fiquei feliz com a notícia e vou buscar minha medalha de 5o. lugar daqui a pouco, que terá, com certeza, lugar de honra entre as minhas conquistas!

2 pensamentos sobre “Quase como se fosse a primeira…

  1. Achei tudo muito bem organizado e o pessoal super educado mesmo! Muito diferente da ultima prova que fiz a noite em Recife e teve até briga na Centauro pra retirada dos kits. O pessoal da Ativo.com extremamente despreparado para atender os corredores. Parabéns a equipe da Brasil Runners! Nota 1000!!

Deixe um comentário

