7 coisas que aprendi correndo

sete

1. O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA PERFEITA

Nós, humanos, temos a máquina top de linha, o ápice da evolução. Não só pelos polegares opositores, pela fala… Nosso corpo todo é o mais desenvolvido de todos os seres vivos. Garanto que poucos sabem, mas nós somos o único animal que transpira pelo corpo todo. Nosso sistema de arrefecimento é o melhor que existe. Só nós podemos correr por horas e horas sem parar, por que suamos e nos resfriamos. Se forçarmos um cavalo ou um cachorro, por exemplo, a correr sem parar, eles superaquecerão e morrerão. Isso nos ajudou na época que dependíamos da caça para nos alimentar e nos possibilita hoje participar de maratonas e ultramaratonas.

2. PACIÊNCIA É FUNDAMENTAL PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS

Como uma boa máquina, nosso corpo exige cuidados e deve ser usado adequadamente. Se forçarmos, quebra. Não é por que, como eu disse, temos uma “máquina perfeita”, que podemos sair agora mesmo e correr 42km ou num pace incrível. Até uma Ferrari precisa ser “amaciada” antes de testar seus limites.

3. NOSSOS LIMITES SÃO IMPOSTOS MAIS PELA MENTE DO QUE PELO CORPO

Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho.” A frase de Paderewsky é verdadeira.

Em regra, uma vez respeitado e “ouvido” o nosso corpo, os maiores limites são enfrentados dentro de nossa cabeça. Os “eu não posso”, “eu não consigo” em geral nos prendem muito mais do que eventuais problemas físicos. Na corrida, histórias de superação de atletas que enfrentaram graves limitações físicas e as venceram são constantes. Agora, se o problema for falta de vontade, falta de confiança em si mesmo… bom, daí fica mais difícil, mesmo. Trabalhar a mente também é importante.

4. NENHUM TREINO É EFICIENTE SE NÃO ESTIVER ALIADO À DIETA

Se muita gente começa a correr para emagrecer, quem continua sempre chega ao ponto em que percebe que terá que prestar mais atenção para a alimentação para poder correr melhor. Nem corrida, nem nenhuma atividade física no mundo fará resultado se a dieta for baseada em massas, açúcar e álcool… Seus resultados serão compatíveis com seus esforços.

5. O CLIMA DE CURITIBA NEM É TÃO RUIM ASSIM

Segundo o divulgado pela própria prefeitura, em 2013, Curitiba teve mais dias nublados do que Londres, na Inglaterra.
Corro há cerca de 2 anos e meio. Posso contar nos dedos de uma única mão quantas as vezes deixei de treinar por que o tempo não permitiu. Uma só vez, nesse meio tempo, o Barigui esteve alagado.
É certo que já corri debaixo de chuva (e é bom!), corri no dia da neve em 2013, mas em geral, o clima curitibano é bem agradável, com temperaturas amenas, é o ideal para correr.

6. NINGUÉM É UMA ILHA

Apesar da corrida ser um esporte individual, todo corredor acaba precisando de outras pessoas. Você não precisa estar em uma assessoria (embora o trabalho de profissionais da área ajude muito), mas seja nos parques, seja nas provas, a gente acaba sempre tendo contato com mais gente e acaba criando laços, apoiando-se mutamente, torcendo um pelo outro…e…

7. SIM, É POSSÍVEL SE DIVERTIR COM AMIGOS SEM ESTAR EM VOLTA DE UMA MESA

Antigamente, eu costumava achar que diversão estava ligada à comida. Qual o sedentário nunca ouviu o discurso “ninguém faz amigo na academia” ou “quem convida alguém pra correr no parque?”. Pois então, desde que comecei a correr, embora alguns amigos “de balada” tenham se afastado, descobri que sim, se faz muitos e bons amigos correndo, e que a gente convida os amigos pra correr no parque às 6h00, às 7h00 da manhã. E nem precisa beber pra eventualmente querer dar “abraço coletivo”. A endorfina se encarrega disso!

Anúncios

3 pensamentos sobre “7 coisas que aprendi correndo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s