Motivação x Milagres

Sou brasileira e torci pela nossa seleção, claro. Muito embora sempre tenha dito que essa era a Copa da Alemanha, por motivos diversos que até incluem a qualidade de seus jogadores, eu acreditei que até mesmo a ausência de Neymar podia ajudar a trazer aquela famosa “garra” ao restante do time, imbuídos pelo “joga pra ele”… Mas não deu. E deu vergonha. E deu raiva… E eu desisti de ver o jogo. E queria que o árbitro apitasse logo, declarando o nocaute de uma vez.
Ora, motivação é importante, sim. Mas não faz milagres.
A Alemanha nos mostrou que trabalho sério e persistência dão certo. A estabilidade de uma equipe cuja base treina junto há 6 anos ganhou de uma equipe que nunca treinou na formação que se apresentou hoje. O Brasil não achou seu novo “Amarildo” que salvaria essa Copa, assim como aconteceu em 1962 quando o Pelé se lesionou. Mas nem toda a torcida brasileira, nem todos os pensamentos positivos, os “secadores” resolveriam e superariam o trabalho alemão.

image

                          (Apenas pra tentar rir um pouco… )

Mas porque eu faço esse desabafo num blog sobre corrida? Por que, se eu me vi na dor do Neymar em sua frustração de ser arrancado da Copa por uma lesão, logo depois que eu também tive de adiar meu sonho mais humilde de correr uma meia maratona pela primeira vez, eu também senti o “tapa na cara” de que não basta acreditar, tem que fazer por merecer.
Motivação é importante, sim, repito, mas  para te manter no foco.  O resultado, no entanto, será reflexo das madrugadas frias em que levantamos pra correr enquanto todos ainda dormiam, das cervejinhas que recusamos, dos tiros que fizemos mesmo nos perguntando por que mesmo estávamos ali… Nessa hora é que todas aquelas frases e incentivos fazem a diferença. Porém, esperar por um milagre no dia de uma prova (ou de um jogo) é como rezar na véspera de uma prova final para que venha “uma luz” e se acerte todos os “chutes”…  

Deixe um comentário

