Feliz, sim. Decepcionada também…

Quem for ler o “Quem sou eu” aqui do blog vai ver que defini, há mais de um ano atrás, como meta, conseguir um pódium nem que fosse só na minha categoria, em provas de 5 K.
Neste domingo, trouxe meu primeiro troféu pra casa. E foi numa prova difícil. Talvez a mais difícil que corri até hoje, com uma altimetria louca (apesar de não ser uma Mizuno Uphill, eram praticamente 4 dos 5K com as maiores subidas que já enfrentei…) e eu com a meta de conseguir ficar entre as melhores colocadas na categoria “advogada” já que a 18a. Edição da Corrida do Tingui – Prova mais antiga ainda realizada na capital paranaense – este ano teve patrocínio da Caixa de Assistência da OAB/PR.

image

Eu  nem me inscreveria, por que já ultrapassei em muito a resolução de fazer apenas uma prova por mês, mas era a chance de troféu que me animou… E ainda acabei ganhando mais uma vez uma cortesia, por sorteio, da Procorrer, então a pressão aumentou, pous queria fazer valer a cortesia.
A semana anterior à prova não foi boa. Na terça, corri sozinha. Na quinta, depois de uma queda de pressão face o calor do dia mais quente de 2013 na região de Curitiba, teria treino de tiros de 400m, que, obviamente, não consegui fazer, mesmo a temperatura já estando mais amena. Acho, então, que tudo isso foi minando a minha confiança.
Pedi ajuda para um amigo, que se comprometeu a “me puxar” e graças a ele, eu acho, terminei a prova. Foram precisos alguns trechos de caminhadas e o Cédric me chamando… Acho até que se irritando com minhas respostas de “dói tudo”, “minha perna não responde”, “não dá mais”….  Mas no fim, deu.
O último km, fiz com pace de 4:30 e terminei a prova com 27:59, 4o. lugar na Categoria Advogada. Hoje, segunda-feira, ao ver o resultado oficial fiquei um pouco mais decepcionada comigo mesma… Foi tão pouca diferença! O meu tempo líquido foi menor do que o da 3a. Colocada! E só 7 segundos a mais do que a 2a… e apenas um minuto de diferença da 1a. Colocada!

image

image

Erro de estratégia,não larguei tão na frente, e erro de avaliação quanto a dificuldade da prova… Eu lembrava da reportagem da Runner’s World de novembro sobre a necessidade de “treinar a cabeça” que eu até achava que estava melhor, mas nesta prova, perdi todas as discussões comigo mesma durante a prova… Eu pensava – é só cinco, vc já aguentou 10 – daí eu mesma dizia que os dez não tinham nem 1/3 das subidas… Eu pensava na meta do pódium, mas daí vinha logo o “já era, dane-se. Vou andar até o fim da prova.” Depois, eu tentava dividir o percurso e tentava focar numa esquina… É só até ali, eu pensava… Mas já via que adiante tinha uma subida mais íngreme ainda, o que me desanimava mais…
Desta forma, o sentimento que restou foi estranho. Um certo orgulho por cumprir minha meta de conseguir um troféu, mas um desapontamento por não ser nem a colocação nem o tempo que eu queria. E uma preocupação por saber que o que me segurou, na verdade, foi a cabeça e não as pernas.   Será que algum livro ajuda a gente a treinar a mente? Ou seria necessário um psicólogo? Será que só a experiência de mais e mais provas vão me ensinar a lidar com isso?  
Em duas semanas, encerro minhas provas de 2013. Minha segunda prova nos 10K. Sem metas. Percurso plano. Vamos ver como o cerébro se comporta…

4 pensamentos sobre “Feliz, sim. Decepcionada também…

  1. Oi Carla.
    Então vou ver só a parte boa. Mesmo numa prova chata, casca grossa, difícil e cheia de problemas você conseguiu realizar seu propósito.
    Agora, no próximo desafio “sério” você estará melhor e vai detonar….

    Gostei da sua ideia lá no meu blog, conta comigo!
    Abraços

Deixe um comentário

