A Maratona de Curitiba e os meus primeiros 10K

Difícil resumir em poucas linhas o último domingo, dia 17.

A expectativa era bem grande para correr pela primeira vez uma prova de 10K, ainda mais junto com a  Edição da Maratona Caixa de Curitiba, prova mais importante do calendário curitibano de corrida de rua.

Mesmo estando longe de poder enfrentar os 42,195m, o fato de poder fazer parte do evento, acompanhando de perto tantas histórias de superação, já era motivo de sobra para esperar pelo domingo com ansiedade. Mas, além disso, ainda esta prova tinha um motivo a mais para ser tão aguardada. Havia um movimento para chamar o povo às ruas para torcer pelos atletas. Idéia do Luizz, que estrearia em maratona justamente na prova, mas abraçada por outros corredores, em especial pelo Glacymar Rodrigues, gente boníssima que tenho orgulho de chamar de amigo.

Eu nem iria correr, mas um amigo que também estava querendo estrear na distância e insistia para que eu fosse junto … de repente eu vejo no facebook que a Procorrer, loja especializada em corrida, está sorteando inscrições para a prova e era só comentar… comentei e marquei o meu amigo… mas qual não foi minha surpresa quando fui uma das sorteadas!?! Ele teve que correr fazer a inscrição dele…

Então, pronto! Estava definido, eu iria finalmente estrear nos 10K, mas ao mesmo tempo eu já havia me comprometido a ajudar no apoio aos maratonistas…  A Trainer Assessoria disponibilizou guarda-sol e água, nós compramos Coca-Cola a pedido dos amigos, e meu marido e minha enteada montaram um ponto de apoio próximo ao km 37 da Maratona para oferecer apoio (e hidratação) aos amigos.

Claro que sofri um pouco na corrida (mas graças a Deus, sem dor no abdômen e/ou nas canelas!), claro que fiquei feliz com meu tempo de 55min29seg na minha primeira prova de 10K. Mas na verdade, verdade mesmo, é que o que foi mais marcante foi poder fazer parte, mesmo que só um pouquinho, da prova da Maratona…

Cheguei ao km 37 mais ou menos quando o primeiro colocado (queniano e bicampeão da prova) concluia o percurso com cerca de 2h20min. Nesse momento, a elite já tinha passado e ainda eram poucos os amadores que passavam por nosso pequeno ponto de hidratação. Estes, “gente como a gente”, que tem profissão, que paga pra correr, pra treinar, mas cuja força e determinação são de impressionar…  Uma hora depois começou a passar um número maior de atletas, aqueles que completariam a prova em menos de 4horas, feito super adimirável também e ainda em um ritmo forte para quem só tem mais 5km pela frente para fechar a prova…

Agora, por favor não me entendam mal, mas triste foi ver aqueles atletas que passaram por nós com cerca de 5 horas de prova.

Claro que são campeões. Claro que eu não faço o que eles fazem, claro que também é de se admirar a determinação, a força de vontade, continuando a prova, enfrentando cada quilómetro apesar de cãibras e outras dores tantas… Embora estivéssemos lá para atender nossa assessoria, como recusar água, Coca-Cola,ou até mesmo uma pedra de gelo para aqueles que nos pediam? Outros nem pediam, a gente oferecia por ver o sofrimento. Eram esses, claro, que além de hidratação, também os que recebiam mais aplausos e palavras de incentivo

Fiquei imaginando o que os levou a correr uma maratona. Uma promessa? O simples prazer (?) de correr? A vontade de provar para si mesmo ou para os outros que consegue?

Sim, eu quero correr uma maratona um dia. Mas quero estar preparada para ela. A gente nunca sabe como vai estar no dia – emoções, clima, alimentação durante a semana… tudo isso influencia… Mas não quero o martírio de correr por 6 horas sentindo dores o tempo todo.

Antes destes últimos atletas, um senhorzinho passou por nós ainda bem disposto, mas não se preocupou em diminuir o passo e pegar uma água, para nos contar que era sua 8a. Maratona, com 80 anos de idade.

É assim que quero ser. Não preciso de pressa. Posso me preparar com calma, mesmo que leve anos, pois a idéia é correr para o resto da vida, e que a vida seja longa e saudável…

Seguem algumas fotos!

1396984_674970112536707_1337135465_o1451970_549958665087110_2104307160_n1462594_674972049203180_171804243_o1470250_549958781753765_1418317831_n 554AF0143 (1)

8 pensamentos sobre “A Maratona de Curitiba e os meus primeiros 10K

  1. Oi Carla.
    Belo tempo para estréia nos 10k. Parabéns.
    Penso como vc. Para minha estréia na Maratona, vou me preparar bastante.

    No dia da maratona, só corri os 19k finais. Fiz companhia puxando ritmo para um amigo atingir a meta, e deu tudo certo.

    Já não estou treinando tão forte, mas continuo correndo 🙂

    Abs
    fabiojapa
    http://www.run2b.com.br

  2. Oi Carla, passei por vocês então rsrs.
    Bem na hora tinha umas meninas da Trainer e vi vocês fazendo a maior festa para elas, mas não te reconheci, desculpas.
    Entre o TRE e o ponto em que vcs estavam foi o trecho mais difícil para mim, depois dali consegui recuperar um ritmo mais bacana.
    Abraços e obrigado pelo carinho

    • Luizz que pena que não te vi! Nem pegou, então, uma coca-cola? Acho até que sei que horas passou (pela “festa” para as meninas) mas então passou com um tempo super bom!!! Parabéns!!! Mas eu sei que sempre tem um trechinho que a gente dá uma quebradinha e depois até recupera, né?

Deixe um comentário

