Papo Mulherzinha

Essa semana, eu confesso: não treinei quase nada…

Sabe quando parece que o mundo conspira contra? Na segunda-feira, fiquei dormindo até mais tarde pois entendi que eu tinha o direito de descansar um pouquinho após a prova em que bati meu recorde pessoal e atingi o tempo que só imaginava conseguir até o fim do ano…

Na terça, por outro lado, acordei cedinho e fui correr. Tudo certinho!

Na quarta, dia de musculação, perdi o horário. Havia acabado a bateria do meu celular e coloquei-o para carregar sem ligar o aparelho. Resultado: Despertador não tocou e acordei às 7h30… Já era!

Então eu tinha um jantar, que se estendeu até quase duas horas da manhã e sabe o que aconteceu com o treino de quinta-feira? Obviamente, ficou apenas para o fim da tarde. Eu até fui treinar, mas acontece que pontualmente às 19h30 caiu uma chuva, bem na hora que meu marido me ligava dizendo que nem ele, nem a Mel e o Cédric, nossos amigos e colegas de treino, iriam treinar mas que poderiam passar me buscar… Acabei cedendo à facilidade da carona, do que a treinar e voltar depois molhada pra casa, em ônibus lotado.

Hoje, sexta-feira, toca o despertador às 5h30 para a última chance de ir à academia esta semana.  Barulho de chuva lá fora, meu marido me abraça e diz que essa semana já estava perdida, que deveríamos deixar para a próxima semana, recomeçando os treinos direitinho…  Claro que fiquei em casa…

Mas, verdade verdadeira, acho que a maior culpa do fracasso dos treinos desta semana não é o cansaço, não é a chuva… São “aqueles dias”…

tpm

Só eu fico imprestável nos dias de “visita”? Eu até sei que se eu treinar eu me sentirei melhor, mas quando estou menstruada, fica tão difícil sair da cama!!! É, todo mês, a semana que tenho mais preguiça de tudo, com mais mau humor e que me deixo vencer pela menor das desculpas para deixar qualquer coisa pra outra hora, pra empurrar tudo com a barriga (que por sinal costuma estar inchada e horrorosa!)

No site “Ativo” encontrei a seguinte estatística:

“Durante a menstruação mesmo, cerca de 70% das mulheres alcançam um desempenho igual ou até melhor, em 30%, ocorre uma diminuição do desempenho. A diminuição do desempenho refere-se principalmente a atividades de longa duração. Em atividades de velocidade, observa-se esporadicamente uma melhora. Em relação a parte psicológica, deve-se admitir, durante a menstruação, maiores prejuízos, uma vez que o sangramento é percebido geralmente como inibidor do desempenho, embora a perda de sangue não afete a capacidade de desempenho.” (grifo nosso)

E vocês, como vocês se sentem? Será que eu sou realmente pertencente à minoria?

Este fim de semana serão vários os eventos relacionados a corrida (aguardem!) e espero que minha disposição já esteja recuperada, pois semana que vem terei que pegar pesado!

6 pensamentos sobre “Papo Mulherzinha

  1. Carlinha,

    Quando vem a minha menstruação sofro um “block” daqueles. Dor nos seios, nas costas e muita, mas muuuuita cólica. No segundo dia parece um mar de rosas. As dores evaporaram e consigo até ir treinar. Porém, as pernas estão pesadas e então pego leve na corrida.
    Se serve de consolo, a semana seguinte a menstruação é power. Indiscutivelmente, a melhor de todas. Reza a lenda que é por causa dos hormônios e processo de ovulação. Depois diga se pra ti é assim também. Melhoras!!!
    beijos
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

  2. Prima, nem todos os dias são fáceis mesmo. Tem dias que vai bem, mas tem dias que dá vontade de sentar no sofá e comer um pote inteiro de sorvete (rs), e o esforço para não sucumbir a essa vontade e continuar o projetinho de malhação e alimentação saudável, parece que fica dez vezes mais difícil! O segredo e dar um jeitinho esses dias, um pouco mais light, mas dar um jeito, pois felizmente eles passam! Pra mim os dias que antecedem a menstruação são muitoamais difíceis que os dias da visita. Nesses últimos, na verdade. eu me sinto muito mais disposta! Mas uma semana antes, eu tenho mesmo é vontade de chorar, bater e tomar sorvete! rs

  3. Olha Carla!!!
    Nos dias que Chico vem visitar eu fico numa moleza, numa preguiçaaa, mas geralmente forço um pouquinho pra animar!
    Quando fazia aula de boxe, o professor mandava maneirar na força durante esse período pq era época mais propícia a ficar meio mal. Já uma semaninha antes, durante a tpm era pra extravasar mesmo!! Usar mta força e gastar muita energia!!!!! E trago isso pra corrida!!!
    Era a mesma coisa na época que fiz Kung fu. Durante o período menstrual o treino era sempre diferente e mais suave!

    • Camila, meu maior problema é levantar da cama… Depois até vai… Mas a chance de eu ficar deitada até não dar mais tempo de chegar no horário do trabalho é sempre grande… Então nessa semana tenho que tomar cuidado redobrado pra não acreditar nas minhas próprias desculpas!

Deixe um comentário

