Eu venci o sono!

Este era o slongan da corrida que participei no sábado passado, a corrida noturna da Unimed!
Captura de Tela 2013-03-10 às 01.29.40Estrutura bacaninha, dentro do Campus da Universidade Positivo, só pecou pela pouca iluminação da área reservada para as assessorias. Alguém comentou que deveria ser na área do campo de futebol e da pista de atletismo, mas com a chuva que havia tido a tarde, talvez fosse bem pior.
No mais, havia muuuuuuita gente. Muita gente que estava estreando em corridas, o que se via na hora da largada… Gente perguntando como funcionava a prova, a cronometragem de tempo, gente que se assustou quando descobriu que a prova saía da faculdade e ia pra rua… Isso é legal, por que a gente vê que é mais gente praticando o esporte, mas por outro lado, uma coisa que poderia ser melhor aproveitada e não foi por causa de tantos novatos era a presença de “pacers”, pessoas com a plaquinha de ritmo para você se basear na sua corrida.
Pra quem não sabe, “pacers” são pessoas, muitas vezes contratadas, ou voluntários, que têm experiência em corrida e conseguem fazer a prova inteira no mesmo ritmo. Essas pessoas carregam uma plaquinha indicando o ritmo que estão correndo e você, se quiser e conseguir, os acompanha. Desta forma saberá qual o seu “pace” (que nada mais é do que a média de tempo que você leva para completar 1K) e, consequentemente, em quanto tempo concluirá a prova.
Eu procurei a plaquinha de 5”30’. Se eu conseguisse acompanhar o ritmo do pacer até o final, significaria uma prova em 27”30’, que seria mais do que excelente para mim. No entanto, principalmente na largada, foi dificil acompanhá-lo face a tanta gente andando, conversando… Mas ainda assim tentei mantê-lo no campo de visão, embora um pouco mais atrás.
Fui com o celular no braço, mas sem música, sem fone de ouvido com as informações sobre a minha corrida, nada. Só levei mesmo o celular para ter a prova registrada, mais nada. E fui correndo… E o primeiro quilometro, pra mim, parecia loooongo… e não é que eu achava que não o tinha completado ainda e de repente cheguei no primeiro ponto de hidratação? Era já mais de 2K e eu nem tinha notado!
Um pouco antes disso me perdi da plaquinha do pacer, pois sem saber eu estava tentando manter-me perto do pacer que faria a prova de 10K. No entanto, com a surpresa de descobrir-me bem na metade da prova, senti-me mais motivada a continuar correndo e, mais uma vez, “de repente” vejo o portão da universidade… já estava na etapa final da prova!
O percurso da Unimed, como eu já sabia, não é dos mais fáceis. É uma região de altimetria bem variada. Dentro da própria universidade tem uma subida razoável, mas nem nesta eu precisei caminhar. Fiz a prova inteira em um ritmo mais ou menos constante, variando dos 5”30’ desejados até 6”10’, que resultaram num tempo final de 29”57’, exatos 20 segundos a mais do que a minha melhor marca até hoje, mas que foi obtida num percurso bem mais plano.
Terminei a prova feliz com meu resultado. Mesmo antes de saber o tempo oficial, já encontrei com meu técnico e disse que tinha feito a melhor corrida até hoje e o agradeci pelo treino que havia feito na quinta-feira anterior, quando ele correu ao meu lado, corrigindo minha postura e passando-me técnicas , inclusive para subidas.
Mais do que em qualquer outra prova, a tal da “endorfina” bateu… eu estava me sentindo bem, disposta até a correr mais um pouquinho… Contente em perceber que houve uma melhora técnica, independente da velocidade.
Assim, passados os seis primeiros meses de assessoria, é hora de passar para uma nova etapa do treinamento!
Além dos três treinos semanais de corrida (que eventualmente viram cinco), meu técnico passará a me orientar a mim e a meu marido também na musculação três vezes por semana.
A idéia é adequar ambos os treinos para que, alinhados, fique mais fácil atingir nossos objetivos, sendo que no meu caso é correr melhor e mais rápido e ter um abdomem de dar inveja à panicat… Juro que chego lá!
DIU13CNU0078_Baixa-1800x1200pixels300dpi
Ah… e quanto à saia… eu gostei, não atrapalhou e me senti bonitinha… 😉 Então, tá aprovada, sim!

7 pensamentos sobre “Eu venci o sono!

Deixe um comentário

