Quebrando os preconceitos

Oi meninas,

Então, eu estou há algumas semanas pensando sobre um assunto e escrever sobre ele. Na última semana por coinscidência (???será???) li vários artigos sobre isso então pensei que a hora é agora!

Gente, o que acontece que a mulherada ainda tem muito preconceito com a musculação?

O que elas acham? Que vão pegar uns pesinhos e virar a Gracyanne?

A “mais que forte” Gracyanne Barbosa

Eu amo musculação! Esse ano redescobri a musculação. Porque finalmente comecei a levar a musculação super a sério, e os resultados são muito melhores do que qualquer outro exercício que eu já tinha feito antes. Melhor até do que a corrida!

Não me levem a mal! Eu amo correr, e sim, queima muitas calorias. Mas amiga, tenha toda certeza que não há nada que transforme seu corpo como a musculação!

Na verdade o que eu mais gosto na corrida são as endorfinas, pois é o esporte que me deixa mais absolutamente enlouquecidamente feliz após 1/2 hora de prática, não dá para comparar com outro esporte (que eu já tenha praticado pelo menos), é uma sensação de euforia e felicidade absurda!

As corridas de rua são sensacionais porque que é um grupo de pessoas enorme, todas nessa “vibe” , é  indescritível. Só participando para entender.

Mas a musculação é o que mais vai te ajudar a transformar o corpo!

Eu  não sei o que acontece com as mulheres que elas pensam isso:

Para dizer a verdade , acho que mesmo para ficar como a segunda moça da foto, precisa levantar muiiiiito peso, tomar muito suplemento e ficar firme na alimentação saudável (óbvio)!

Gente não pira, não é tão simples assim ficar “monster” do jeito da primeira! Provavelmente nós nunca conseguiriamos  com dieta, malhação e nem toda suplementação do mundo! Então fica tranquila e vai malhar – com peso bem pesado sim! – e sem medo!

Precisamos dar um basta naqueles pesinhos coloridos, que olham para a gente como se fossemos seres inferiores que não conseguem levantar peso de verdade!

Claro que temos que começar de algum lugar, e com pesinhos coloridos óbvio (eu ainda os uso para muitos exercícios) mas por favor não vamos estagnar aí né?

Eu não sou nenhuma especialista, mas é muito óbvio que se após dois anos de academia você ainda usa pesinhos coloridos você provavelmente não está conseguindo o resultado que almeja.

É claro que quando você faz musculação os ponteirinhos da balança caem bem mais devagar do que se você fizer apenas exercícios aeróbicos, mas isso só quer dizer que você está perdendo apenas gordura e não músculos! E quem é a doida que quer perder músculos?

O desespero da mulher

Gente não sei vocês, mas eu que já tenho 33 anos sei que depois dos 30 a gente não pode se dar ao luxo de perder músculos!

O que adianta você perder 10 kgs mas 5 deles serem músculos? Isso com certeza não vai te colocar mais próxima so seu sonho de usar biquini de lacinho, a não ser que você não se importe com toda a flacidez!

Eu acho que ainda temos um requício daquela pira dos anos 90 “O peso ideal é 10 kgs abaixo da altura”.

Dessa forma eu com 1,73m teria que pesar 63 kg, independente da proporção de gordura no meu corpo, isso seria o meu ideal.

Gente, esquece essa pira de peso ideal, e para de se pesar! Joga fora a balança se não conseguir!  É bom perder peso óbvio. Quem não gosta? Mas perder peso e aumentar a porcentagem de gordura no corpo ninguém merece!

Até onde vai a pira feminina na balança.

Esses dias li um post excelente da Karina Bialli do “Diva de Biquini” sobre o assunto. Vale a pena ler o post, o link é esse:  http://www.divadebiquini.blogspot.com.br/2012/08/musculacao-e-emagrecimento.html

A Ka, que é Educadora Física, contou nesse post que quando pergunta para as alunas se preferem “ser uma pessoa com 55 kgs e 28% de gordura ou de repente, ter 60 kgs e apenas 18% de gordura. A resposta deveria ser lógica e unânime né?! Mas infelizmente não é isso que acontece, 90% me respondem que preferem ficar com o menor peso”.

Fiquei boba!!!! Isso não tem a menor lógica! Com certeza o primeiro exemplo da Karina é uma menina meio fora de forma e a segunda está a maior gostosa (com o perdão da palavra).

Vocês sabiam que se você pegar o mesmo volume de músculo e de gordura, o músculo pesa 7 vezes mais que a gordura?

É mais ou menos isso:

5 libras (um pouco menos que 2,5 kg) de gordura e o mesmo peso em músculos.

Se você ainda não entendeu , visualiza  mais uma vez!

mesmo peso em gordura e músculo

Fica claro como o músculo é muito mais pesado que a banha né people? A banha é SETE vezes mais volumosa!

De nada adianta você ter um peso baixinho com uma proporção grande de gordura, porque você certamente será mais  “volumosa” ( e molenga), do que uma menina da sua altura com 5 kgs a mais mas uma proporção bem menor de gordura que você! E não se assuste se a númeração da calça dela (mesmo pesando mais) for um ou dois números menor que o seu!

Esse negócio de peso é tão relativo, que  um halterofilista desses bem fortões seria considerado obeso mórbido (!!!!!!) se for levado em conta apenas o peso e a altura dele para cáculo de IMC.

Fica claro como esses cálculos estão super ultrapassados né?

E não para por aí! Um corpo com mais músculos queima mais calorias parado, o que vai ser muito útil para você poder comer um pouquinho mais sem engordar.

Sem contar que,  uma quantidade pelo menos razoável de músculos  é necessária para você poder fazer seu aeróbicos sem sofrer com dores nos joelhos, na coluna, etc. Porque amiga, se você não tiver músculos, quem vai aguentar o impacto são seus ossos!

Maravilhoso perder peso, lógico, mas perca apenas peso de gordura e não de músculos!

Citando mais uma vez o  texto da Karina Bialli que você pode encontrar no link acima mencionado:

“O preconceito com relação à musculação se deve ao fato de que quase todo mundo, em se tratando de emagrecimento, não sossega enquanto não ve os números da balança despencarem. E com a musculação nem sempre isso acontece tão rapidamente, por que a massa muscular é mais pesada e densa que a gordura, portanto você emagrece, pois reduziu seu percentual de gordura, mas nem sempre a balança aponta alguma coisa. O que a gente tem que levar em consideração é que mais importante do que se preocupar em perder PESO, é se preocupar em reduzir o PERCENTUAL DE GORDURA.”

Meninas, quebrem esse preconceito,  vocês não vão ficar mais gorduchas. Eu me mato na musculação e tomo suplementos (whey e glutamina) para ganhar massa magra e ainda assim em dois meses perdi 8 cms de coxas (e o peso diminuiu muiiito pouco).

Se você ainda não está convencida eu traduzo aqui alguns fatos sobre músculos e musculação publicados no site da bodybuilding ( fonte http://www.bodybuilding.com/fun/buffmother2.htm), um dos melhores portais de boa forma do mundo:

Depois da puberdade o crescemento essencial dos seus músculos acaba e eles começam a se deteriorar

– com a idade, se você não usa os músculos você os perde

– dieta com exercícios aeróbicos e sem treino de força (musculação) causa perda de músculos ( e não apenas gordura, entenderam meninas?)
– o treino com pesos reconstrói seus músculos

– mulheres que treinam com pesos não aumentam seu tamanho, apenas a densidade e força dos músculos, então não tenha medo de ficar grandona.

– MÚSCULO QUEIMA GORDURA!!!!!!

E mais:

– Os músculos são a força por trás do seu metabolismo

-O músculo é um tecido ativo que está constantemente se renovando e para isso requer energia (leia-se calorias)
– a fonte primaria de energia para os músculos é a gordura ( ou seja eles ajudam acabar com as dobrinhas extras)

É claro que é legal perder peso gente, mas nunca se nesse peso você perder seus músculos, porque perder músculos só nos deixa cada vez mais GORDAS! FATO!

Então, não saiam fazendo dietas malucas e 5 horas diárias de exercícios aeróbicos feito loucas por aí, só para pesar 10 kgs a menos que a altura!  Procure um nutricionista,  um educador físico, converse com o instrutor da sua academia!  E faça tudo direitinho, porque na minha opnião, pelo menos, é muito melhor emagrecer devagar, mas de verdade, do que apenas abaixar os ponteirinhos da balança rapidinho e depois passar a vida sofrendo com efeito sanfona!

Fica a inspiração:

Afinal você prefere ficar como a menina acima , ou a menina abaixo?

Beijocas e bom  treino!

Ps: alguém assistiu ao ms Olympia ontem? Achei super legal. A vencedora da categoria “bikini” foi uma brasileira! Nathalia Melo. Jóia né?

Nathalia foi a vencedora da gategoria “bikini”, no maior concurso de fitness do mundo, o Olympia, que aconteceu ontem em Las Vegas! E o prêmio vai para a maior bunda (eu assisti, era a maior, os padrões não estão mudando amigas, já mudaram! Até no mundo fitness), a brasileira é lógico!

Anúncios

17 pensamentos sobre “Quebrando os preconceitos

  1. Fer, quer saber a minha opinião, mesmo? Pra mim, essa história de preconceito é desculpa. Ninguém prefere gordura e celulite. Mas é mais fácil dizer “sou feliz assim” mesmo que nem seja muito verdade, pra não ter que lutar contra. Gordura é sinônimo de doença, não depende de gosto, moda etc. Mas tem quem prefira reclamar da “ditadura da moda” a trabalhar por uma melhor qualidade de sua própria vida…

  2. Oi prima! O negócio da celulite veio de brinde na foto na verdade! Mas vamos ser sinceras, quem gosta de celulite? Ninguém né? Eu gostaria muito de sumir com as minhas, ou pelo menos diminuir muito! Agora em relação a saúde concordo com vc, e estou muito feliz dos padroes terem mudado tb, pois de nada vale ser uma magrela sem saúde! Sou super a favor dessa onda das malhadas! Eu nunca tive tanta energia, desde que comecei a malhar forte e comer saudável! Sem contar que mulheres que malham precisam se alimentar bem ( e saudável)e eu que sou super comilona adooooro isso! Passar fomem nem pensar,estou muito feliz com minhas SEIS ou SETE refeições diárias! Hahaha!

  3. Estou amando esse blog, pois fala de tudo quanto é minha realidade no momento, por 3 anos, por motivos de trabalho e prioridades, acabei deixando a malhação de lado e me tornei completamente acomodada e sedentária. Graças a Deus não tenho prédisposição à obesidade, pq se não…. (Kkkkkkkkk) . Fazem mais ou menos 4 meses que estou levando super a serio a musculação, corrida, etc… Só não tenho corrido nas ruas e sim na tediosa esteira! risoss… Mas já é alguma coisa, não? A alimentação melhorei bastante, apesar de nos finais de semana “meter o pé na jaca” como diz vc! Mas não exagero! Já obtive resultados excelentes em tão pouco tempo. Adorei a silhueta da 8º foto dessa postagem, o corpo que almejo é esse, e estou aos pouquinhos chegando lá, nada de músculos exagerados, mas com definições e curvas perfeitas! linda! As dicas aqui são maravilhosas!! Vlw

  4. Oi amiga! Entao, eu tb fiquei 3 anos inteirões sem nadica de atividade física, e tb antes levava meio nas coxas, voltei a me exercitar em agosto do ano passado mas só mudei a alimentaçao em março desse ano, o que fez muita diferença. Pena eu não ter começado a cuidar da alimentação antes né? Mas as vezes a gente tem que encarar uma coisa de cada vez… O importante é sempre evoluir né? Os finais de semana são mais complicados mesmo, e de vez em quando dá vontade de comer uma gororobinha. Eu tenho me esforçado para escolher apenas um ou outro OFF de leve ( que normalmente é uma pipoca e um pão de queijo) ao invés de enfiar o pé na jaca total! Beijinhos

    • Não vou mentir a vc que na semana sou bem rigorosa, mas no final de semana, adoro tomar um vinhosinho, comer um queijinho, e como aaamo cozinhar, faço pratinhos bem calóricos, mas procuro comer pouco, nada de exageros.
      Vc está certa, na vida encaramos uma coisa de cada vez. O importante é não desistir e ir tentando manter a qualidade de vida.
      Boa sorte para nós!

      • O segredo está em encontrar um equilíbrio e o que dá certo ara cada um! Não adianta também se proibir tudo e ficar sofrendo não é mesmo? Beijos

  5. Leacy, correr na esteira não é “alguma coisa” apenas! É muito! Tem muita gente que só treina em esteira e corre pra caramba! Eu tenho a sorte de morar ao lado de um parque lindo, por isso minha opção pelo asfalto…

    • Hum… vc tem Razão! dá mesmo p correr bastante na esteira, mas nada se compara a correr ao ar livre. Felizarda vc! Eu moro defronte a praia, mas kd a coragem de ir sozinha?!! Risoss…

      • Eu antes corria só na rua, mas depois que me mudei passei a correr só na esteira, e tudo bem. O que importa é correr, aonde é o de menos! Rs

  6. Fer, socorro aquela foto da guria toda caída hein?! Amei o post, amei o blog… vcs estão de parabéns!!! Ah, nem te conto que hoje ouvi mais uma vez, de uma aluna que o que importa pra ela é diminuir o peso na balança, mas graças a Deus eu consegui reverter essa situação, hehehehe…
    Beijos, flor!!! (Ah, comentei do seu blog no meu 😉 )

    • Oi Ka, nem fala. Deus o livre! Queremos ficar saradas , sem pelancas! Rs.
      Estaria mentindo se dissesse que não fico feliz em ver os ponteirinhos da balança cairem. Mas tem que ser só gordura! Massa magra adoro ganhar! Tem que ganhar sempre m pouquinho senão não tem graça!
      Fiquei super feliz qdo vi o post no seu blog. Pois concordo 100% com vc!
      Ah você já viu o site do body building? Tem um programa de transformação do corpo fantástico em que a treinadora fala bastante sobre isso! Vou te mandar no face depois. Bjos linda!
      Ah que bom que vc convenceu sua aluna! Rs

  7. Fazer musculação faz muito bem à nossa saúde e é cada vez mais recomendada por especialistas. Se auxiliarmos os nossos treinos com uma dieta saudável fazer conseguir grandes resultados. A nossa alimentação também tem um grande papel no desenvolvimento da massa muscular. Vamos conseguir dar uma maior definição aos músculos como vamos recuperar melhor após o treino.

  8. Oi Rui, realmente a alimentação é muito mais que essencial! Fazer musculação sem dieta, na minha opinião, é pura perda de tempo!
    Como dizem: “70% dieta e 30% academia”. Abração

  9. Poderiam escrever um artigo sobre o preconceito contra quem faz musculação, treino a muitos anos e a consequencia disso é metabolismo e fisico diferenciado, uma das frases q eu mais escuto é ” nossa olha o tamanho do seu braço..imagine se bater em alguem” quem disse q musculo é sinonimo de agressividade???? isso q nao sou fisioculturista apenas gosto de musculação, sempre dizem que eu tomo anabolizantes enfim isso é muito chato e frustrante, só pq a mulherada se cuida e a barriga nao sai pra fora da calça é “feio” (isso pesando 60kg apenas e 1,65) porque é muito mais facil criticar do que fazer igual!!!
    Ninguem ve o meu sacrificio de me alimentar bem , treinar pesado e abrir mão de muita coisa pra ter mais saude!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s